O Projeto

M.E.D.O.S – Métodos de Enfrentamento das Dominações e Ordens Sociais é uma imersão transmídia que une performances urbanas e criações audiovisuais na construção de uma narrativa sobre o embate entre corpos, coletividades e instituições. Nossas criações buscam confrontar um arquétipo comum do imaginário ocidental: os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, personagens descritos na terceira visão profética do Apóstolo João no livro bíblico do Apocalipse.
Nós compreendemos que as Premonições do apóstolo representavam medos e ansiedades sociais de sua época, assim sendo nós propomos Conjurações de novas cavaleiras não como prenúncio do fim dos tempos, mas como expressão de conflitos do presente e do futuro. Nossas Quatro Cavaleiras de um Presente Contínuo são um contraponto ao conceito de Apocalipse.
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A Conjuração das Quatro Cavaleiras

A Premonição do Primeiro Cavaleiro descreve uma figura que aparece montada em um corcel branco, empunhando um arco e ostentando uma coroa na cabeça. Esse presságio é normalmente associado a vitória, podendo ser interpretado como a representação da dualidade entre Cristo e o Anticristo. Em nosso projeto, a Conjuração da Primeira Cavaleira reflete sobre o Individualismo.
A performance foi realizada em Ubatuba, onde está a Caçandoca, um quilombo brasileiro, o primeiro do país reconhecido em terras da Marinha. As comunidades da Caçandoca tiveram suas origens reconhecidas pelos órgãos federais e estaduais, mas ainda não têm permissão para plantar e construir suas casas no território, que é constantemente invadido por caçadores de animais e grileiros. A pergunta central desta performance é: na sociedade individualista, quem lucra com o sufocamento e desnutrição dos processos de aquilombamento?
A Premonição do Segundo Cavaleiro descreve uma figura que aparece montada em um corcel vermelho e empunhando uma grande espada. Esse presságio é normalmente associado a guerras ou massacres. Neste projeto a Conjuração da Segunda Cavaleira reflete sobre o Nacionalismo, um sentimento de orgulho irracional e injustificado que dá luz ao fascismo, ao nazismo e ao negacionismo histórico.
Realizada em Taubaté, cidade de Monteiro Lobato, autor celebrado que esbraveja conteúdo nacionalista, racista e eugenista, reconhecido também por preencher as páginas de seus livros infantis de violência racial. A grande pergunta desta performance é: num projeto nacionalista, quem decide o que é impróprio para crianças?
A Premonição do Terceiro Cavaleiro descreve uma figura que aparece montada em um corcel preto e empunhando uma balança. Esse presságio é normalmente associado a fome e a escassez. Aqui a Conjuração da Terceira Cavaleira reflete sobre a Desigualdade. Realizada em São José dos Campos a “Cidade Inteligente” onde o número de pessoas em situação de extrema pobreza dobrou na comparação entre janeiro de 2020 e janeiro de 2022, sendo 99.445 moradores vivendo nessa condição segundo o Cadastro Único Municipal.
São 33.158 pessoas na Zona Sul, 32.068 na Zona Leste, 15.902 na Zona Norte, 9.480 na Zona Sudeste, 7.043 na Zona Central, 1.794 na Zona Oeste. A pergunta que conduz essa performance é: como persiste a fome em uma cidade onde bairros como Jardim das Colinas e Jardim Aquarius, ambos na Zona Oeste, gozam de um IDH de 0,952?
A Premonição do Quarto Cavaleiro descreve uma figura que aparece montada em um corcel amarelado ou esverdeado e empunhando uma foice. Esse presságio é normalmente associado à morte ou pestilência, mas em nosso processo artístico A Conjuração da Quarta Cavaleira reflete sobre o Colonialismo, que usa a morte e a doença como armas de dominação.
Realizada em Guaratinguetá, município mais velho do Vale do Paraíba construído por uma das principais missões jesuítas deste território e, por consequência, uma das regiões mais devastadas pelo bandeirismo de apresamento, caracterizado pelo aprisionamento de indígenas para que trabalhassem como escravos na província de São Paulo. A pergunta chave da performance é: quantos indígenas precisaram ser mortos e escravizados para que prosperasse a Atenas do Vale, que viria a canonizar o primeiro santo católico brasileiro?

Conteúdos Adicionais

Aqui você pode conferir depoimentos das artistas sobre o processo de pesquisa e construção de cada um de suas cavaleiras. Tendo um formato de videocast esses materiais mesclam depoimentos, diários de produção e indicações de materiais que nos auxiliaram na conceituação e construção das performances. Estes videocasts contam com tradução em LIBRAS e audiodescrição integrada feita pelas artistas que estão compartilhando suas experiências.
Reproduzir vídeo sobre Capa - Videocast 1
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Audiodescrição

Em compromisso com as metas de acessibilidade cultural previstas na Lei Paulo Gustavo nós produzimos audiodescrições poéticas para cada uma das quatro videoperformances que compõe o projeto. O processo de construção deste material de audiodescrição foi realizado em parceria com agentes culturais com deficiência visual em um processo de formação contínua durante a execução do projeto. As vozes que descrevem as performances são das próprias performes, visando estabelecer uma proximidade entre artista e ouvinte.
Reproduzir vídeo sobre Capa da 1ª Cavaleira
Reproduzir vídeo sobre Capa da 2ª Cavaleira
Reproduzir vídeo sobre Capa da 3ª Cavaleira
Reproduzir vídeo sobre Capa da 4ª Cavaleira
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Esta página digital é parte do projeto M.E.D.O.S – Métodos para Enfrentamento das Dominações e Ordens Sociais, projeto beneficiado pelo Edital LPG0001/FCCR/2023 – Fomento ao Audiovisual – Conteúdo Transmídia. O conteúdo desta obra é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete a opinião da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, da Prefeitura de São José dos Campos, do Ministério da Cultura ou do Governo Federal.
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